Marketing Estratégico, sua importância para os gestores.



O Professor do ECONEG - UNESP é + Negócio, administrador de empresas com ênfase em Finanças Empresariais, pós-graduado em Administração de Empresas e Administração de Marketing, pós-doutor, doutor e mestre em História da Ciência – História do Marketing - pela PUCSP, Sérgio Luis Ignácio de Oliveira, responsável pela disciplina de Marketing Estratégico na Pós-Graduação em Estratégias Competitivas de Negócios da UNESP Bauru, discorre abaixo sobre a matéria. Veja abaixo:


Marketing Estratégico, sua importância para os gestores.

Faz parte do senso comum imaginar que Marketing Estratégico são as ações realizadas pela empresa tendo como base a organizações como um todo, sua visão empresarial, afinal, quando se pensa em “estratégico”, logo vem à mente a corporação, suas ações e relações com o mercado, independente do produto, serviço ou marca, ou melhor, tudo isso dentro de um escopo maior, como notamos no Planejamento Estratégico de uma empresa. Mas, será que este pensamento está correto? Bom, poderíamos dizer que sim, e não.


Sim, pois se trata das ações de Marketing de uma empresa... e, não, porque é mais do que as estratégias mercadológicas da empresa, é um processo mais complexo, com uma visão sistêmica e integrada do Marketing da empresa. Bom, mas vamos elucidar estas diferenças.


Quando pensamos no Marketing de uma empresa, o objetivo principal é satisfazer as necessidades e desejos de seu público alvo ou, de uma forma mais simples, de resolver problemas pontuais de seus clientes. Porém, em mercados cada vez mais competitivos, existem várias empresas e produtos que conseguem sanar estes problemas dos consumidores com muitas opções no mercado.


Mas, você já notou que algumas se destacam mais que as outras? Porque será? Estas empresas que se destacam são as que conseguem entregar valor aos seus clientes melhor que os seus rivais. Elas não pensam apenas em estratégias de Marketing, mas sim como um processo sinérgico, onde todas as suas ações estão ligadas de forma ordenada com foco em seus clientes. Este processo de criar valor superior aos seus rivais de mercado e com foco em seus clientes, é o que chamamos de Marketing Estratégico, que consiste nas seguintes fases:


Identificação do Propósito da empresa: é a razão de existir da companhia, é pensar “o que seria do mercado se a minha empresa não existisse?”; Análise do Ambiente: para determinar as ameaças e oportunidades (parte externa da empresa) e forças e fraquezas (parte interna); Delimitação do público alvo, por meio de uma Segmentação Estratégica de Mercado – destaca-se que o segmento escolhido deve estar de acordo com as oportunidade analisadas na fase anterior, caso contrário, refaça seu planejamento; Estudo do Comportamento do Consumidor, para caracterizar, por meio de seu processos de compra, bem como dos fatores que o influenciam no momento da compra, o que o cliente enxerga de valor neste processo.


Nesta fase, destaca-se que o valor percebido pelo consumidor deve estar em consonâncias com as forças da empresa, caso não exista essa relação, alguma fase do processo não ocorreu de forma adequada, assim, volta-se ao início; Estabelecimento dos Diferenciais Competitivos, que é o processo de tornar tangível o valor percebido pelo cliente. Esta tangiblização servirá para ajudar os clientes e o mercado a comparar a oferta da empresa com os seus rivais de mercado, aqueles identificados na análise ambiental; E por fim, a estratégias de Posicionamento, que consiste em diferenciar a oferta da empresa na mente dos consumidores. É transmitir em poucas palavras todo o diferencial que a empresa possuí.


Todas estas fases que contemplam o Marketing Estratégico. É o processo de criar valor para os clientes, de forma sinérgica e sistêmica. Agora você deve estar perguntando, e o Marketing Mix, ou os 4Ps do Marketing? Bom, esta é outra fase. É a fase tática do processo mercadológico, ou o ato de entregar valor aos seus clientes.


Portanto, em nossa disciplina, analisaremos, com base em exemplos de mercado, como uma empresa pode, com a visão do Marketing Estratégico, criar valor para os seus clientes e desta forma, manter a sua competitividade no mercado.


Pós-Dr Sérgio Luis Ignácio de Oliveira



32 visualizações

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Seção Técnica de Pós-Graduação

 Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01

 Bauru - SP - Brasil

+55 (14) 3103-6057

econegunesp@gmail.com