top of page

Prof. Vagner Cavenaghi: Força de Vendas e Inteligência Competitiva


Foto: Eduardo Kenji

Um dos professores responsáveis pela disciplina "Força de Vendas e Inteligência Competitiva", o Prof. Dr. Vagner Cavenaghi, que leciona ao lado do Prof. Edson Spósito, discorreu para Blog da Pós-Graduação ECONEG: UNESP é + Negócio, sobre a disciplina. Veja abaixo:


"O ambiente de negócios ocorre sempre mediante um relacionamento de troca que

envolvem uma organização fornecedora e um comprador (cliente) que possui uma

necessidade específica e objetiva a ser atendida. A organização fornecedora possui processos que consomem recursos para a entrega de valor ao cliente que adquire o produto e/ou serviço, e esse relacionamento também visa beneficiar não só a organização fornecedora, mas também todas as partes interessadas nesse relacionamento de troca.


Essa situação não deve ser analisada e avaliada somente nos aspectos econômico-

financeiro. Existem muitos outros fatores importantes. No entanto, a perspectiva econômica quando não muito bem formulada pode levar uma excelente proposta ao fracasso e assim frustrando todas partes interessadas no relacionamento.

Com esse cenário como referência tem-se como objetivo na disciplina “Força de Vendas

e Inteligência Competitiva” promover a discussão dos conhecimentos básicos para interpretação, classificação e análise dos elementos que consomem recursos nos processos de atendimento aos objetivos de negócios de uma organização e que auxiliam na tomada de decisão sob a ótica financeira. Aspectos que envolvem a formulação do preço de venda também são abordados.Visando a continuidade dos negócios de uma organização, mecanismos de gestão do desempenho organizacional também são abordados.


Esses conceitos dos aspectos econômicos são alinhados ao conceito de Inteligência

Competitiva que é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes

sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo. Tem-se como objetivo na utilização dos conceitos da Inteligência Competitiva como uma forma de ampliar as condições de competitividade de uma organização, reorientando seu modelo de negócios, suas metas, planejamentos, entre outros."


O Prof. Dr. Vagner Cavenaghi é Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia de Bauru da Fundação Educacional de Bauru, hoje, Universidade Estadual Paulista - UNESP, também graduado em Administração pela Universidade Mackenzie, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001). A disciplina Força de Vendas e Inteligência Competitiva faz parte do conteúdo do ECONEG: Unesp é + Negócio, que está com as inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação 2018.2 até o dia 27/07 através deste site. Participe #UNESPéMaisNegócio

138 visualizações0 comentário
bottom of page