top of page

Profª Raquel Cabral e a Linguagem Não-Violenta


Profª Raquel Cabral
Foto: Eduardo Kenji

A professora do ECONEG: UNESP é + Negócio, Pós-Graduação em Estratégias Competitivas de Negócios da UNESP Bauru, e responsável pela palestra "A Linguagem Não-Violenta na Gestão de Negócios", que ocorre no dia 17/07 com entrada gratuita, discorreu no texto abaixo para o Blog do ECONEG sobre o tema da palestra, e apresenta sua disciplina na Pós-Graduação. Leia abaixo:


"Você já parou para pensar na sua linguagem cotidiana, do dia-a-dia, nas diversas expressões, palavras, ditados populares, canções que ela reproduz? O que ela revela de você? O que ela revela da cultura da sua empresa? Na Palestra “A linguagem não-violenta na gestão de negócios” no dia 17 de julho às 19h na FUNDEB vamos falar sobre como nossa linguagem pode ser uma fonte de violência, muitas vezes, sem percebermos, e como podemos ser conscientes sobre a nossa comunicação com o outro, respeitando e reconhecendo sua identidade, cultura e diversidade também no âmbito da gestão de negócios seja com colegas de trabalho, funcionários, clientes e com a opinião pública ao buscarmos objetivos éticos e responsáveis.


A linguagem corporativa revela muito da cultura de uma organização. Portanto, adotar uma linguagem não-violenta implica, igualmente, em assumir princípios éticos e responsáveis na cultura da empresa.


Nessa mesma proposta, o módulo “Impactos da cultura organizacional nos negócios: identidade, imagem e reputação” ministrado pela Profª Raquel Cabral no ECoNeg pretende discutir aspectos relacionados com a cultura organizacional a fim de compreender elementos fundamentais que conformam a identidade, imagem e reputação corporativa. O objetivo também é compreender características culturais relacionadas com o estilo brasileiro de gestão, que influencia, de certa maneira, os modelos de administração das organizações no Brasil. Isso se torna uma competência muito relevante para os gestores, uma vez que pode indicar alguns princípios e orientações de comunicação intercultural a serem adotadas para o relacionamento com diversos públicos seja no contexto brasileiro ou no exterior no contato com outras culturas."


Raquel Cabral é Doutora em Comunicação Institucional pela Universitat Jaume I (Espanha) e mestre em Estudos Internacionais de Paz, Conflitos e Desenvolvimento pelo Instituto Interuniversitário de Desenvolvimento Social e Paz vinculado a Cátedra UNESCO de Filosofia para a Paz da Universitat Jaume I ( Espanha), mestre em Comunicação Midiática e bacharel em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), e é responsável pela disciplina "Impactos da Cultura Organizacional nos Negócios: Identidade, Imagem e Reputação" no ECONEG: UNESP é + Negócio, que está com inscrições abertas até 27/07/2018 através deste site.

95 visualizações0 comentário
bottom of page