top of page

Profª Melanie Retz discorre sobre a Importância da Neurociência nos Negócios


Professora Melanie Retz. Foto: Eduardo Kenji

A facilitadora da Palestra: Neurociência na Comunicação para os Negócios, professora Melanie Retz, que leciona a disciplina "Neurociência e Gestão de Pessoas, Relacionamentos e Clientes" no ECONEG - UNESP é + Negócio, Especialização em Estratégias Competitivas de Negócios promovida pela FAAC, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento de Bauru, FUNDEB, discorreu para o blog do ECONEG a importância da Neurociência como Estratégia Competitiva para os Negócios atuais.


1 - Como você acredita que a Neurociência pode se tornar um diferencial competitivo em projetos?


Conhecer neurociência, conhecer o funcionamento do cérebro, é conhecer pessoas. Como pensam, se emocionam, se comportam, agem, compram, tomam decisões, o que as motiva e o que as desestimula. E isso é um grande diferencial competitivo em qualquer projeto,facilitando a comunicação, a compreensão, os relacionamentos, o engajamento.


2 - Quais áreas de atuação profissional podem ser beneficiadas aplicando a Neurociência na Comunicação?


Comunicar-se com eficiência é essencial em todas as áreas, especialmente as que lidam

diretamente com pessoas, gestão de equipes, lideranças, vendas, marketing, recursos

humanos, atendimento ao cliente... Compreender o ser humano, como funciona o cérebro e por que as pessoas se comportam da maneira que se comportam é meio caminho andado para melhorar a comunicação e os relacionamentos.


3 - Quais condutas os Negócios Atuais devem adotar, com relação à inovação, para promover a sustentabilidade no mercado?


De acordo com a neurociência, destaco dois fatores fundamentais. O primeiro é segurança psicológica, um ambiente seguro psicologicamente, onde as pessoas tenham liberdade para se expressar, se expor e não tenham medo de errar é um solo bastante fértil para a inovação. O segundo é diversidade, nosso cérebro cria trilhas preferenciais – os chamados vieses inconscientes - de acordo com nossas vivências e experiências e nos faz enxergar o mundo e os problemas de determinada maneira. Equipes com diversidade são uma potência para a resolução de problemas complexos e para a inovação, fundamentais para sobrevivência no mercado atual.


Melanie Retz é doutoranda em Mídia e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), aluna do programa de Pós-Graduação em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Mestre em Comunicação Social pela Unesp (2005).


Gratuita, a palestra "Neurociência na Comunicação para os Negócios" ocorrerá no próximo dia 26, às 19h, na Fundeb, que fica na avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, ao lado da portaria 2 da Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB).


Inscrições e demais informações: http://unespemaisnegocio.com/.


150 visualizações0 comentário
bottom of page